Aprenda a calcular 4 métricas valiosas para o Marketing Digital

Claramente um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a capacidade de mensuração de dados que as mídias online permitem através das métricas. Plataformas como Google Analytcs, Google Adwords, plataformas de monitoramento pagas e grátis, insights do Facebook e blogs e etc… As métricas de Marketing são as principais formas de mensurar resultados diante das suas estratégias e objetivos estabelecidos pelo Planejamento de Marketing Digital.

Os Audience insights do Facebook, por exemplo, fornecem informações de tráfego, que permitem qualificar seus posts para os conteúdos que mais fazem sucesso no melhor horário. Percebe-se então que as métricas fornecem informações quantificadoras e qualificadoras para o seu Planejamento.

Mas qual métrica é a melhor? Isso depende do que você que obter. Abaixo separamos 4 métricas que são essenciais para qualquer Planejamento de Marketing Digital. Confira!

 

  • Retorno sobre investimento (ROI) ou  Custo permissível por pedido (ACPO) – Medir Custo real para atrair, vender e fidelizar seus novos clientes.

O cálculo do ROI dá uma noção do progresso de suas ações de Marketing a partir da relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento.

roi

O Resultado mostra que o retorno sobre o investimento foi positivo. Além disso, calcular ROI permite avaliar como iniciativas de MKT contribuem para o resultado da empresa e ajudará para ações futuras e planejamento de metas comerciais.

  • Life Time Value ou (LTV) – Métricas de ciclo de vida do cliente ou quanto custo de sua história de relacionamento.

A sua empresa está aproveitando os clientes? O LTV permite saber o valor de um cliente para seu empreendimento ou quanto um cliente gasta com seus produtos/serviços durante o tempo que em média se relaciona com a empresa.

ltv - Cópia

O cálculo do LTV permite saber se é necessário a presença de um profissional para a manutenção dessa área e/ou criar estratégias focadas em priorizar a duração do relacionamento com cliente. No problema acima você pode considerar outras variáveis como semana e meses, depende de suas prioridades.

 

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC) –  Cálculo de quanto custa para adquirir um novo cliente

Para medir o CAC, primeiramente é imprescindível ter acesso aos prospects, ou seja, todos os clientes que efetuaram compras na sua empresa. Inclua na lista aqueles que são clientes em potencial: ofereceram telefone e/ou cadastraram email na sua Landing Page.

cac

Agora você sabe como a empresa está evoluindo. Além disso, lembre-se de comparar o CAC com o LTV. Sendo assim: 3CAC< LTV é um bom resultado pois define que o investimento gasto para conquistar um cliente foi menor e o retorno está sendo lucrativo. Outro benefício do CAC é saber quais estratégias estão dando mais resultado

 

  • Bounce rate ou Taxa de Rejeição – Quando alguém vê sua homepage  e simplesmente vai embora.

Uma métrica importante para definir a eficácia do Marketing Digital e o que precisa ser otimizado. A Bounce Rate é expressa em porcentagem e indica quem visitou a sua homepage, por exemplo, e não continuou a navegação ou acessou a próxima página. Confira o gráfico abaixo:

bouce rate

Lembre-se que os dados estão disponíveis no seu painel do Google Analytcs. Após esses resultados mensurados, você saberá como direcionar seu investimento e o que priorizar como objetivo/meta em seu Planejamento de Marketing.

 

Após essas lições, você pode praticar com materiais online e com dados da empresa que trabalha.

Startup Stock Photos

Tem experiência com métricas? Deixe suas dicas e dúvidas nos comentários!

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