8 dicas para o seu Planejamento de Marketing Digital

O Marketing Digital se tornou a mais nova ferramenta de divulgação. Por todos os lados observam-se novas agências especializadas no ambiente digital, consumidores super conectados em suas marcas pelos Smartphones e, principalmente, os vendedores cada vez mais preocupados em levar suas lojas físicas para o mundo online.

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Por isso é cada vez mais interessante inserir o Marketing Digital nas empresas e para isso, um planejamento de Marketing é o passo inicial. Mas lembre-se que é em uma atividade importante, que exige conhecimento técnico e experiência para ter sucesso.

Se você ainda não é um especialista, comece acompanhando materiais disponíveis na internet, tirando seus certificados de Marketing Digital e se tornando um analista para trabalhar para outras empresas ou para seu próprio negócio. Para que tudo ocorra, é preciso planejar e se você quer dicas de como começar um Planejamento de Marketing Digital, confira o texto abaixo.

 

O que é Planejamento de Marketing Digital?

É a elaboração das ações de Marketing Online que uma determinada empresa fará buscando realizar um objetivo em um determinado período de tempo.

 

Por que uma empresa precisa de um Plano de Marketing Digital?

Planejamento de Marketing é um documento que contém aquilo que a empresa pretende fazer para se manter firme e em crescimento num mercado competitivo e fluído através das estratégias estabelecidas, o orçamento e os resultados esperados. Um Planejamento de qualidade poderá trazer resultados a curto e/ou longo prazo.

 

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Como começar?

 

1 -Conheça a empresa!

  • Qual a situação da empresa?

Sempre saiba onde está pisando. Por isso, faça um diagnóstico do segmento de sua empresa, os concorrentes, os fatores que influenciam o campo de atuação e as reais probabilidades de crescimento da empresa. Lembre-se de ser realista: esse produto tem reais chances de gerar lucros na atual situação? O que terá que ser mudado para esse produto ser eficiente na internet?

 

2 – O que a empresa precisa?

  • Quais são os objetivos/ metas?

Determine onde a empresa precisa chegar no ambiente digital. Esse objetivo pode ser reconhecimento de marca, gerar mais leads ou vendas, mais curtidas na fanpage, otimizar conversões e etc. Esses objetivos serão cruciais para determinar suas táticas. Se é preciso melhorar a conversão de leads, que tal uma Landing page? Para cada problema existe uma possível solução a ser trabalhada, mas dependerá das metas e da verba disponível.

 

3 – lembre-se que sua empresa precisa estar integrada com o plano!

  • Minha equipe está focada no resultado?

Lembre-se que uma equipe integrada e em sintonia com uma empresa é muito importante para o sucesso de um negócio. Não adianta nada uma marca “X” promover em sua campanha um excelente serviço online e quando o cliente conhece a loja verdadeira, acaba sendo outra história. A qualidade do atendimento conta tanto quanto a qualidade do produto. Além disso, o planejamento de marketing ressalta os rumos que a empresa quer tomar no meio digital. Pode ser que esse plano ajude a ressaltar funcionários que não se identificam com a cultura da empresa.

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5 – Conheça seu alvo e evite desperdício.

  • Para quem estou vendendo?

Através de pesquisas e formulários onlines, ou entrevistas com clientes você poderá conhecer as suas personas e seus hábitos. Isso será crucial para estabelecer em quais canais a irá atuar. Saiba se essas pessoas acessam mais o Facebook, ou blogs, seus horários, quais dispositivos e etc. Conhecer bem o seu alvo gera um serviço objetivo e certeiro e evita perdas principalmente de verba e, oferecendo o serviço na hora certa, a fidelização de seus clientes será muito mais efetiva.

 

6 – “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda”

  • Como está a minha concorrência?

Você conhece os concorrentes diretos e indiretos da empresa? Como são suas estratégias de marketing digital? Qual é a imagem da empresa para os clientes? Conhecendo esses fatores, você pode sobretudo recolher informações para suas estratégias: “o que posso fazer de diferente?” e o famoso “o que não devo fazer”. As redes Sociais, por exemplo, são um ótimo meio para se mostrar diferente das demais marcas concorrentes frente ao seu público. Você pode, assim, criar uma estratégia baseada no monitoramento e engajamento. Um benchmarking profundo pode trazer resultados a longo prazo para a empresa, mas é preciso muita pesquisa e capacidade analítica.
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7 – Voltando à linha de partida.

Conheça muito bem as raízes e fundamentos da empresa para qual você está prestando o serviço de Planejamento de Marketing Digital. Após o plano todo montado, faça um check-list e confira se a empresa tem condições, não somente financeira, mas se está disposta a cumprir o que você está propondo. Lembre-se: um Planejamento pode mudar a empresa como um todo.

 

8 – Ação!

Agora ponha seus objetivos em prática! E fique atento aos resultados que sua empresa está gerando. Um dos maiores benefícios da mídia online é que o monitoramento traz resultados mais objetivos e geradores de insight e oportunidades. De acordo com suas pesquisas, cada mídia escolhida terá seu(s) canal de monitoramento.

Startup Stock Photos

 

Você trabalha com Planejamento de Marketing? Deixe suas dicas!

 

 

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