5 Dicas valiosas para tirar seu Certificado em Inbound e Marketing de Conteúdo

Essa semana, uma amiga minha, estudante de jornalismo, veio com o seguinte comentário:

“Eu saí do estágio X pois quero aprender aquele trem de publicidade”. Depois de alguns chutes, descobri que ela queria aprender sobre Inbound Marketing. Foi daí que tive ideia para escrever esse post.

Afinal, o que é certificado da Hubspot e Rock Content? É a garantia de que você é capacitado para trabalhar como profissional de Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. A Hubspost é uma plataforma considerada a formadora do conceito de Inbound Marketing e conta com mais de 10.000 clientes ao redor do mundo. A Rock Content é uma empresa líder em Marketing de Conteúdo. Vale lembra que Inbound Marketing é diferente de Marketing de Conteúdo. Fique atento!

Percebi que a maioria das vagas de emprego e estágio em várias áreas estão pedindo que os candidatos sejam certificados pela HubSpot e/ou pela Rock Content. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre minha experiência e como consegui minha certificação, dando dicas de como me preparei para os exames. Confira!

 hubxontent

1 – Como se organizar?

Sim. É óbvio, é clichê, mas é muito importante organizar horários de acordo com as suas manias e responsabilidades. Eu, por exemplo, estudo de manhã e a noite e trabalho a tarde. Quando que eu conseguia estudar? No turno da noite, quando não tinha aula (durante dois dias da semana) e aos domingos assistia a todos os conteúdos da Husbspot e anotava em um caderno (memorizo melhor SE anotar). Andei com esse caderno pra cima e pra baixo, sempre que tinha um tempo dava uma revisada. Além disso, sou mais produtiva a noite e sempre separava um tempo para assistir às aulas e fazer os testes online da Hubspot.

Os intervalos também são muito úteis: dentro do ônibus, aqueles 10 minutinhos depois do almoço e intervalo da aula. Para dar certo, baixe os slides da Hubspot. Basta colocar os arquivos no celular, deixar em nuvem para acessar em qualquer computador ou imprimir (caso também não consiga ler no celular). Além disso, tanto a Hubspot quanto a Rock Content disponibilizam ótimas aulas online com o conteúdo bem explicado. No caso da Rock Content são apenas 10 video-aulas para tirar a certificação. Já a Hubspot oferece 12 módulos e em cada módulo há 3 aulas, além de quiz (ao final de cada módulo) para você testar seus conhecimentos. Ou seja, a sua organização dirá como, quando e por onde estudar

teste

2 -Não fique só no conteúdo das plataformas

Os conteúdos preparatórios dos certificados oferecido pelas plataforma são excelente, mas além disso, que tal acessar diariamente os sites relacionados ao tema e ler novos materiais, assinar newsletter e estar sempre ligado em blogs de marcas e produtos que fazem o Inbound e marketing de conteúdo? Lendo esses textos, você irá reconhecer as técnicas e claro, ter insights para seus próximos trabalhos. Ademais, pesquise agências e startups próxima a você que trabalhem com Inbound e são certificadas. Elas podem fornecer cases e você pode ficar de olho caso surja alguma vaga legal.

3 – Converse com outros profissionais que já são certificados

Quando eu estava estudando para tirar a certificação, eu trabalhava em uma agência e apenas duas pessoas na minha equipe eram certificados. Pedi conselhos a eles, sobre a mecânica da prova, como eles se preparam e se acharam difícil. Eles também me deram dicas de por onde começar: fazer primeiro a certificação da Rock Content e depois Hubspot ou ao contrário? Escutando esses conselhos, ficará mais fácil para você se situar e claro, se precisar tirar uma dúvida, esses profissionais serão sua maior fonte de pesquisa. Por isso, após estudar, anote suas dúvidas e pergunte a eles. Você também pode participar de fóruns onlines e grupos de discussões como os fornecidos pela Hubspot.

group.png

4 – Não tenha medo de não conseguir de primeira.

Eu, por exemplo, tirei o certificado da Rock Content na última tentativa (você tem 3 tentativas a cada 48 horas). Todavia, consegui o da HubSpot de 1ª. Isso aconteceu pois achei que as aulas da Hubspot supririam as aula da Rock e não foi assim. Aprendi muitos termos em inglês e na hora da prova em português da Rock Content, acabei me confundindo. Como consertei isso? Fiz um intensivão da Rock Content em 2 dias e assim consegui meu certificado. Além disso, aprenda a aprender com os erros. Faça a prova e anote os tópicos que demorar mais para responder. Se a pergunta refere-se a KPI, por exemplo, e você não teve certeza na hora de marcar, basta anotar e estudar mais sobre KPI’s (…).

 

5- Ano que vem tem de novo

O Marketing é muito inconstante e mutável. Todos os dias aparecem conceitos.

Por isso que os certificados duram por um ano. Esteja sempre ligado nas novidades do mercado de Inbound e Marketing de Conteúdo e guarde todo o material que usou para estudar em sua primeira Certificação. Também pratique bastante. Assim, quando sua Certificação vencer, você não precisará assistir a todas as aulas para se renovar.

Startup Stock Photos

Gostou das dicas? Agora ficou bem mais claro, não é mesmo?

Se você ainda não assistiu às aulas, clique e se inscreva nas plataformas. Se você já é certificado ou está fazendo os exames pela segunda vez, comente sobre sua experiência.

Leave a comment